top of page
HISTÓRIA PARANÁ MINÉRIOS:
manganes.jpg

O Grupo Paraná Minérios está presente nas maiores conquistas minerais do Brasil.

 

Foi no ano de 1.987 que iniciou a sua jornada com Cassiterita (Estanho), sendo uma das precursoras de Ariquemes – RO, quando ali, fora descoberto o maior garimpo a céu aberto do mundo, exercendo importante papel na comercialização do produto, a nível nacional e internacional.

Em 1991, em continuidade aos trabalhos iniciados pela MINEROPAR – Minerais do Paraná S/A, - deu sequência ao Projeto denominado Capivari/Pardo, DNPM 826.006/1.991 onde foi levantado o potencial mineral de Estanho e Ouro em todo o em torno de Curitiba. Atualmente a Paraná Minérios é detentora de diversas reservas minerais de Cassiterita (Estanho) e Ouro no Estado do Paraná, resultantes deste trabalho.

 

Em 2007, foram retomados os trabalhos com Minério de Manganês no Estado de Rondônia, região de Ji Paraná e Urupá, com a sessão das áreas registadas no DNPM sob numero 886.127/2007 e 886.128/2007. Os trabalhos de Prospecção, Análises Laboratoriais e Cubagem do Produto resultaram em uma das maiores reservas de Manganês de alto teor do Mundo.

 

Atualmente a Empresa está dedicada a estudos e viabilidade de extração pedras preciosas (esmeraldas e rubis) como subprodutos.

 

O Brasil é hoje responsável por aproximadamente 1/3 do volume de produção de gemas em todo o mundo. Posiciona-se entre os principais produtores mundiais de esmeraldas.

 

Esmeraldas são uma das pedras preciosas mais cobiçadas há mais de 4.000 anos.

 

Segundo especialistas do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), o Brasil tem tanto capacidade como competitividade para lapidar pedras de média e boa qualidade. Além disso, o potencial para exportação da indústria joalheira de produtos industrializados (gemas lapidadas, joias e folheados) do Brasil é crescente.

bottom of page